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Sobre manter talentos: João Ricardo bateu sua meta trimestral já no primeiro mês. O vendedor de soluções cloud estava feliz, afinal ele havia ganhado o seu bônus por alcançar seu objetivo de vendas. Mas algo o incomodava. Não houve qualquer celebração do fato pelo seu gestor, este apenas lhe disse um curto obrigado. Manter talentos como João era vital para a companhia, mas seu líder direto não soube valorizá-lo. A vontade do vendedor era de abandonar o barco.
Os personagens da história acima são fictícios, mas o problema é real. Quando não há celebração dos feitos alcançados, a performance que está numa curva ascendente pode sofrer graves consequências, tanto para o profissional que bateu a sua meta como em toda a equipe. Isso sem falar que muitos acabam deixando a organização e partindo para outras oportunidades de trabalho.
Great Place to Work
Portanto, com intuito de manter talentos, muitas empresas por meio das áreas de gestão de pessoas, formalizaram em seus processos organizacionais atividades que possam celebrar as vitórias dos times, assim como manter o networking entre as áreas de negócio. Esse é o caso da The Cheesecake Factory Incorporate, uma rede de restaurantes nos EUA. “A empresa gosta de comemorar. Eles usam qualquer desculpa para parabenizar as pessoas por um trabalho bem feito ou para dizer um simples obrigado”, destaca um colaborador da empresa na pesquisa Great Place to Work.
A Patagônia, uma rede varejista de roupas especiais para caminhada, escalada, esqui, entre outros, segue a mesma linha. Ela comemora as conquistas e o pensamento fora da caixa. Não por acaso, elas frequentemente são ranqueadas pelos seus colaboradores como boas empresas para se trabalhar, afinal os colaboradores carregam em seus corações um alto nível de pertencimento à organização.
No Brasil
Aqui no Brasil, a startup Ebanx, de meios de pagamento, também trabalha com esse conceito. Em seu site, elaborado especialmente para candidatos, ela destaca a frase:“Sonhe, trabalhe, celebre & repita”.
Mas não pense que para isso você precisa de um budget astronômico. É possível, com uma verba enxuta, fazer todo mês, por exemplo, “os aniversariantes do mês”, oportunidade em que além de premiar os aniversariantes, representantes da organização podem também falar das conquistas e mudanças dos negócios naquele mês. Trata-se de um pequeno briefing de como a empresa está indo e quem a está ajudando a conquistar seus objetivos – um pequeno empurrãozinho para aumentar os índices de pertencimento e retenção de seus talentos.